quinta-feira, 26 de abril de 2012

Amizade VS Amor

Eu sou daquelas pessoas que defendem de forma fervorosa que uma relação amorosa não pode destruir ou afastar uma amizade de anos. Já o defendia quando era solteira e continuo a defender agora que tenho namorado.
Aliás acho de extrema importância que as pessoas tenham tempo para sair com os seus amigos (que já eram seus amigos antes de terem um relacionamento amoroso), que tenham tempo para ir para a "borga" com os seus amigos sem ter que levar atrelado o seu parceiro.
Acho até que é saudável para uma relação o casal poder desanuviar, conversar, distrair-se sem ser sempre com a mesma pessoa.

Isto é um tema que muito me toca, porquê? Porque eu tenho uma ex-amiga, que a conheço desde a escola primária, e que curiosamente defendia a mesma coisa que eu defendo relativamente a este assunto, até infelizmente começar a namorar.
Não foi uma "separação" brusca, foi gradual. Ela começou a namorar com ele, andávamos nós no secundário (éramos 3, eu, ela e outra amiga nossa e éramos inseparáveis, mesmo daquelas amizades que eu achava que iam durar a vida toda, do tipo que dizíamos que íamos ser madrinhas dos filhos umas das outras e assim), tínhamos 15anos, salvo erro e ao princípio continuávamos a dar-nos bem mas aos poucos as coisas foram começando a mudar. Ele começou a fazer cenas de ciúmes por ela sair só connosco e começámos a ver-nos menos. Ela cortou com os presentes que trocávamos nos aniversários, no Natal, etc (e de facto já não fazia muito sentido continuarmos a fazê-lo porque já não conhecíamos os gostos umas das outras, que se vão alterando com a idade) e até mensagens deixámos de receber dela exceptuando os clichés de aniversário e Natal.
Depois as nossas vidas seguiram rumos diferentes. Ela deixou a escola, eu fui para a faculdade para outra cidade e só vinha aos fins de semana a casa. Era sempre essa a desculpa que ela dava quando a encontrava, relativamente ao facto de já quase não a ver (e pormenor super importante, ela mora no mesmo bairro que eu e o namorado dela também).
A nossa outra amiga sempre me continuei a dar com ela e continuo apesar dela própria também ter uma vida ocupada já que estuda e trabalha.
Todos os convites que lhe fazíamos para sair ela arranjava uma maneira de recusar. Um exemplo disso é que quando eu tirei a carta lhe disse que quando tivesse carro tínhamos que ir dar umas voltas, já passaram 4 ANOS desde essa data e sabem quantas vezes ela andou comigo de carro? ZERO, bola, nenhuma!
As pessoas com quem ela se dá, resumem-se a ele e à família dele, ou seja, ela não tem amigos. E eu acho muito triste. Desejo que eles sejam muito felizes (porque ainda hoje gosto muito dela, já o mesmo não posso dizer dele) e espero que nunca se separem porque senão ela não tem ninguém (digo eu da boca para fora, porque no fundo, tanto eu como a outra amiga nunca a vamos abandonar nem a deixar desamparada, caso ela precise).

E vocês que opinião têm? Deve esquecer-se que se tem amigos só porque temos namorado/a?

 Desculpem o "testamento" mas este é um tema que me deixa realmente muito triste e que ainda não tinha partilhado convosco aqui no blog.

4 comentários:

  1. Ainda bem que eu me adoro e adoro os meus amigos. E ainda bem que tenho um namorado que respeita a minha individualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas. O meu namorado respeita-me e eu respeito-o a ele.

      Eliminar
  2. é, aquelas que amizades que pensamos que duram para sempre atraiçoam-nos , também já me aconteceu :| há pessoas que não têm amigos por vários motivos, mas neste caso foi quase uma opção(errada) dela!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Foi mesmo uma opção (errada) dela. Acho possível e até necessário conciliar ambos mas enfim...
    Foi ela que assim o quis e deixa-me triste :(
    Beijinhos***

    ResponderEliminar